Quantcast
Channel: O Blog da Mari » Rocco Jovens Leitores
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Harry Potter e a Ordem da Fênix – J.K. Rowling – #Resenha

$
0
0

Sinopse: Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a já anunciada morte de alguém muito próximo. O desaparecimento de um dos personagens centrais da trama é um dos trunfos de A Ordem da Fênix que, com isto, transforma-se no livro mais dramático da série até agora. Não foi por acaso que J. K. Rowling chegou às lágrimas escrevendo.

Ficha Técnica

Titulo Nacional: Harry Potter e a Ordem da Fênix - Skoob

Titulo Original: Harry Potter and the Order of the Phoenix - Goodreads

Autora: J.K. Rowling

Tradução: Lia Wyler

Editora: Rocco

Ano: 2001

ISBN: 978-85-325-2309-9

Série: Harry Potter

Volume: 05

Número de páginas: 702

Sobre os Autores

J. K. Rowling  é escritora britânica. Nasceu no dia 31 de julho de 1965 em Yate na Inglaterra. Passou a maior parte de sua infância na cidade de Chepstow que tem algumas referências em seus livros. Desde de pequena queria ser escritora, quando tinha seis anos de idade escreveu seu primeiro livro de ficção chamado ‘A história de um Coelho chamado Coelho’. Em seu tempo na faculdade estudou Língua e Literatura Francesa, passou um ano na França fazendo um curso de especialização. Quando retornou paa Inglaterra trabalhou como secretária e investigadora, após um tempo decidiu deixar o cargo e se mudou para Portugal onde ficou  por cinco anos, nesse tempo passou a dar aulas de inglês e retomava sua trajetória como escritora. Em uma viagem de Manchester para Londes surgiu a ideia de escrever a série Harry Potter. Do momento que o primeiro livro foi publicado em 1997 a série de tornou um fenômeno. Foi casada com Jorge Arantes e tiveram uma filha.

Book Trailer

Opinião da Nathy

A cada novo livro dessa série eu compreendo ainda mais a revolta dos fãs dos livros com relação aos livros, pois até cenas que decidiram deixar nos filmes foram modificadas de uma forma que não fazia o menor sentido e até mesmo personagens que fazem total diferença no desenrolar da trama foram esquecidos nas adaptações. Esse é o maior dos livros e o meu terceiro favorito, porque a forma como a autora conseguiu desenrolar toda a trama e até mesmo modificando meus sentimentos por alguns personagens foi perfeito. Ainda que tenha sentido muita da adaptação quando estava lendo continuo gostando de ambos, a única coisa ruim é que fico imaginando como seria determinada cena se tivesse sido colocada no filme.

Mais um ano se passa e novamente Harry se encontra diante de ameaças muito mais poderosas do que já enfrentou antes, dessa vez tem que impedir que Lord Voldemort consiga algo que não colocou as mãos na última vez além de ter que lidar com o fato de muitas coisas estarem acontecendo ao seu redor sem que tenha a menor ideia do que se trata. Uma coisa da qual gosto nos livros é que seus tios nunca são esquecidos, por mais que não amem o menino tem um papel muito importante em sua criação e proteção contra as forças do mal, são três personagens totalmente irritantes que muitas vezes me fez desejar que Harry quebrasse as regras e acabasse fazendo algo contra eles, mas logo suas cenas acabavam e podia respirar fundo.

Então… então… eles… hum… eles… hum… eles realmente existem, esses… hum… esses tais de dementis ou lá o que sejam? | Tio Válter

Aliás, o que não faltou nesse livro foram personagens realmente irritantes. Primeiro com Harry e seu comportamento de estar sempre irritado com as pessoas ao seu redor sem motivo aparente, depois na crença de que tem que resolver todos os seus problemas sozinho, ainda que não quisesse colocar em risco a vida de seus amigos os mesmos estavam dispostos a tudo para estar ao seu lado. A Hermione que era minha segunda personagem favorita está saindo um pouco do controle, uma personagem que a cada novo livro mostra como é tensa e não aproveita os momentos, entendo que sempre temos que ter alguém do nosso lado com juízo para nos colocar na terra, mas ela vai além dos limites e quis bater demais nela. Por incrível que pareça Rony foi o único que não me estressou dos três e teve momentos realmente engraçados.

O que me fez ficar muito irritada com o filme foi à falta de presença de Sirius Black quando estavam acontecendo todas essas coisas na vida do Harry, porém no livro minha visão mudou completamente. Além de achá-lo um personagem muito forte e com carisma que falta em alguns, senti uma pena muito grande em diversos momentos justamente por ver que ele mal conseguia controlar os próprios sentimentos. Fiquei muito mais emocionada com seu destino no final do livro e olha que já no filme tinha sofrido demais. Fico imaginando que tudo pela qual passou não deve ter sido nada fácil e as pessoas ao seu redor pareciam não ter um pingo de sensibilidade, sei que isso era com que estavam menos preocupados, mas ainda assim acho que poderiam ter sido mais carinhosos.

Me diga, como anda Lúcio Malfoy ultimamente? Imagino que encantado com o fato do seu cachorrinho de estimação estar trabalhando em Hogwarts, não? | Sirius Black

Com algumas mudanças acontecendo dentro de Hogwarts uma personagem que ultrapassou meus desejos de que alguma coisa lhe acontecesse foi a Umbrigde, tudo o que queria era que aquela risadinha irônica acabasse e ela ficasse com a cara no chão. Uma bruxa sem o menor escrúpulo que fez coisas realmente horríveis durante o livro e apesar de tudo não teve um destino muito ruim, estava louca para que tivesse ganhado um beijo do dementador.

O romance também ficou em uma maior evidência gostei de ver a evolução dos sentimentos do Harry pela Cho, não torço pelos dois, mas acho que ele precisava ter algum envolvimento com ela para poder ver que nem sempre aquilo que desejamos é o que estamos esperando. A Cho passa boa parte do livro sofrendo pela morte do Cedrico e consigo entender perfeitamente porque estava se sentindo desse jeito, não seria nada fácil perder a pessoa que ama de uma forma bem trágica e somente conseguia ver que ela estava usando o Harry para poder saber mais sobre essa morte. Enquanto, Gina que é uma personagem que somente cresceu desde o primeiro momento que apareceu, amei ver como conseguiu de certa forma superar seus sentimentos pelo Harry e mostrar que não iria esperar eternamente para que ele percebesse de quem realmente gostava.

Pois foi burrice sua uma vez que não conhece ninguém que tenha sido possuído por Você-Sabe-Quem além de mim, e eu posso lhe dizer como essa pessoa se sente | Gina

Dumbledore como sempre é misterioso e evita revelar todos os seus segredos ao Harry por ter seus motivos, agora uma coisa que me incomoda demais é a sua fé cega em Snape, sei que tem motivos para isso e tudo mais, porém acho que poderia ao menos questionar alguns momentos. Muitas pessoas gostam do Snape pelas suas atitudes no último livro/filme, mas em minha visão nada justifica o seu comportamento. Agora quem me deixou em um conflito muito grande foi a Belatriz, morri de ódio do que fez, porém é uma personagem muito bem construída e maravilhosa.

Se você já começou essa série de livros ou não tem coragem de pegar no primeiro recomendo que deem uma chance, pois vão se encantar com essa trama.

Quote Favorito

Capa e Diagramação

As capas continuam mantendo um padrão maravilhoso, eu acho que é a minha favorita justamente porque amo a cor azul e combinou demais com o momento. Somente acho que o nome do livro e da autora poderia ter tido um destaque muito maior, pois ficou bem apagada. A diagramação está ótima, com uma tradução muito boa não encontrei problemas quando estava lendo. Cada capítulo continua iniciando em uma nova página com o nome do capítulo logo embaixo. Na minha versão as páginas são brancas, não tenho nenhum problema com isso, mas tem leitores que preferem as páginas amarelas.

Nota da Nathy

    

Datas de Lançamento

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal - Lançado em 2000
  • Harry Potter e a Câmara Secreta - Lançado em 2000
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - Lançado em 2000 – Resenha
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo - Lançado em 2001 – Resenha
  • Harry Potter e a Ordem da Fénix - Lançado em 2003
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Lançado em 2005
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte - Lançado em 2007

Onde Comprar


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images